4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

Profissionais de enfermagem de Eunápolis aderem à paralisação nacional em reivindicação ao piso da categoria

Profissionais de enfermagem de Eunápolis aderem à paralisação nacional em reivindicação ao piso da categoria
Os profissionais de enfermagem que atuam em Eunápolis paralisam as atividades por 24 horas nesta terça-feira (14), aderindo ao movimento nacional em reivindicação ao piso salarial da categoria, que foi suspenso por uma decisão do STF – Supremo Tribunal Federal.

Em Eunápolis, diversos serviços de saúde funcionarão durante esta terça-feira com quadro reduzido de profissionais, como Hospital Regional e Unidades Básicas de Saúde. A Prefeitura, inclusive, emitiu um comunicado solicitando que a população só procure o hospital em casos de urgência e emergência para evitar superlotação.

Profissionais de enfermagem de Eunápolis aderem à paralisação nacional em reivindicação ao piso da categoria - Foto: Divulgação Profissionais de enfermagem de Eunápolis aderem à paralisação nacional em reivindicação ao piso da categoria – Foto: Divulgação

A reivindicação da categoria tem o objetivo de pressionar o Executivo, Legislativo e Judiciário para solucionar a questão do piso salarial da enfermagem o mais rápido possível, visto que em setembro de 2022, a lei federal que instituiu os valores a serem pagos para a enfermagem foi suspensa por decisão do STF, em meio a uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) movida pela Confederação Nacional de Saúde.

Os profissionais de Eunápolis retornarão às suas atividades em sua totalidade na quarta-feira (15). No entanto, a paralisação pode indicar um quadro de greve geral em breve, caso não haja resolução do caso.

Profissionais de enfermagem de Eunápolis aderem à paralisação nacional em reivindicação ao piso da categoria - Foto: Divulgação Profissionais de enfermagem de Eunápolis aderem à paralisação nacional em reivindicação ao piso da categoria