4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

Dicas rápidas para manter o cérebro saudável e ativo

Dicas rápidas para manter o cérebro saudável e ativo
O cérebro é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, afinal, ele é responsável por controlar absolutamente tudo, inclusive nossas emoções. Assim, por ser tão relevante, cuidar da saúde mental é uma prioridade. Então, vamos dar dicas para que você mantenha o seu cérebro saudável e em pleno funcionamento.

Existem muitas orientações que te ajudam a manter o cérebro saudável e funcionando plenamente. Entre elas, estão o descanso, a prática regular de exercício físico, ser ativo mentalmente e ter uma alimentação adequada.

Descansar

Descansar é fundamental para a saúde mental, afinal, dormir o suficiente, durante oito horas por noite, mantém a função cognitiva preservada. Além disso, melhora a memória, o estado de alerta e o senso crítico!

Quando não dormimos o suficiente, ficamos de mau-humor, o risco de erros aumenta e há o desequilíbrio do nosso relógio biológico, modificando a produção de hormônios. Assim, isso pode levar ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, obesidade e até mesmo doenças cardíacas.

Praticar exercícios físicos regulares

Praticar atividade física regularmente também é uma das principais maneiras de manter o cérebro saudável. O exercício melhora a sensação de bem-estar e o fluxo do sangue, e auxilia no crescimento de novos neurônios.

Além disso, reduz a inflamação e também melhora a função cognitiva. Portanto, tente praticar atividade física pelo menos três vezes por semana!

Ser mentalmente ativo

Ser ativo mentalmente significa que você não deve deixar o seu cérebro parado. Ou seja, realize tarefas como jogos de raciocínio lógico, leitura e escrita. Dessa forma, você impõe desafios constantes ao seu cérebro, tornando-o cada vez mais “forte” e rápido.

Entretanto, lembre-se de não exagerar nas atividades que causam desgaste mental, pois isso pode gerar um declínio da função cognitiva. Portanto, saiba respeitar o seu tempo, realize pausas e sempre lembre de descansar de forma suficiente!

Ter uma alimentação adequada

Os nossos neurônios são cobertos por uma camada de gordura, que se chama bainha de mielina, responsável por conduzir os impulsos nervosos. O nome dessa gordura é o que popularmente conhecemos como ômega 3, e precisa ser ingerido por meio da alimentação para preservar funções cognitivas.

Assim, os alimentos ricos em ômega 3 são os peixes, como salmão, atum e sardinha, e as oleaginosas, como castanhas e nozes! Contudo, consumir frutas e vegetais também é fundamental para manter o cérebro saudável, pois estes são ricos em antioxidantes, que protegem os neurônios.