4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

Cristina Lacerda – Para não esquecer 07 de setembro de 2023

Cristina Lacerda – Para não  esquecer 07 de setembro de 2023

Ouve-se os sons das cornetas e tambores invadindo a avenida…
Todos já sabem quem estão vindo…
E chegam.
Chega a educação, representada por quem mais precisa dela…Os professores e seus alunos que fazem como os pássaros: revoam ao pisar no asfalto transformado em rio, devido a enxurrada de água que o cobre.

De repente ouve-se uma voz que anuncia:

“Está chegando o CAEEDE na Avenida”…

A voz firme e entoada, descreve sua criação e seus objetivos quanto a sua função…
Neste momento o coração desafia o pulsar e teme em seu peito, parar…

E avançamos…

O amor e a esperança caminha a passos largos, mesmo que o céu naquele momento esconde seu riso para derreter-se em água e recebido por nós, como lágrimas de emoção a nos saudar. O céu emocionou com nossa passagem…

O silêncio resplandece quando chocados, todos que ali estavam, vivenciam o que não imaginavam que um dia, aquilo foi praticado com pessoas com algum tipo de deficiência… E as Especialistas em Educação Especial retratou o que não permitem mais ser vivido.

Para tudo…

Ouçamos os acordes do Hino Nacional e então vozes não se ouvem, mas um silêncio que toma espaço. O não escutar de vozes, surge gigante pela força para ser ouvido, através da língua de sinais. Chega um povo que mesmo com suas limitações resplandece, brilha e ofusca as vozes que poderiam calar-se em respeito ao significado do silêncio em um ser….
E resplandecem… Resplandecem porque são fortes, porque acreditam num futuro próximo, visto ser filhos dessa mãe gentil, paridos de seu solo. Deitar eternamente em berço esplêndido, esperando que alguém os convidem a ensinar-lhes??? Não…
Eles têm é muito o que nos ensinar…

E chega a constelação…
O CAEEDE e sua famílias veem. O asfalto encobre-se de amor e de estrelas… Estrelas de todos os tamanhos e todas as cores.
Sim.
O estrelismo reflete na junção de todos que fazem parte desta constelação: pais, mães, filhos, avós, tios, primos, enfim, a família CAEEDE.
E chegam…
Chegam clareando os corações de todos que esperam para vê-los passar… e aplaudem…
A bandeira que tremula ostenta a riqueza dessa constelação de pessoas, que obviamente são as estrelas desse lugar, onde o amor é o símbolo para adquirir-se conhecimento, socialização, autonomia e inclusão social e educacional.
Dessa forma se alguém pensar um dia que poderá apagar o brilho das estrelas, saibam que nós, filhos e filhas que vivemos em defesa da Inclusão Escolar não fugimos a luta e vamos estrelar…
Portanto, em nome de todas as estrelas que junto a nós brilham, conseguimos o nosso feitio:
Estrelamos! Brilhamos!

Por tudo isso, brandamos:
Viva o CAEEDE!
VIva nós seus filhos, terra amada – Eunápolis!