Você viu? Vinícola argentina é eleita a melhor do mundo pela terceira vez
O prêmio World’s Best Vineyards 2021 elegeu pela terceira vez consecutiva a argentina Zuccardi Valle de Uco como a melhor vinícola do mundo, de uma lista com cinquenta estabelecimentos. O anúncio foi feito na última terça-feira (21). O ranking foi elaborado por mais de 500 jurados (experts em vinho, sommeliers e jornalistas de turismo de diferentes nacionalidades), que levaram em consideração não somente a qualidade dos rótulos da vinícola, mas o conjunto da obra: os tours, a infraestrutura, a gastronomia, a degustação, o local, a vista – tudo o que contribui para a experiência do visitante.
A Zuccardi se destaca em vários destes quesitos. Em primeiro lugar, por sua localização: ela está aos pés da Cordilheira dos Andes, no Vale do Uco, a mais de mil metros acima do nível do mar e com uma vista incrível para as montanhas. Outro trunfo: está a cerca de 100 quilômetros de Mendoza, uma meca dos adoradores de vinhos.
A arquitetura da vinícola é outro motivo de deslumbramento. De estilo modernista, a construção é toda feita de pedras naturais da região e concreto, como homenagem ao cenário montanhoso, e assume uma postura imponente ao redor dos vinhedos e da cordilheira. Na bodega, nada de barricas de madeira ou inox – o vinho é armazenado em grandes tanques de concreto!
Na vinícola, o restaurante Piedra Infinita (que, como seu próprio nome bem diz, também é feito todo de pedras), serve um menu degustação de quatro etapas, com produtos sazonais da região e harmonizados com os vinhos da casa. O bônus são os janelões de vidro, que garantem um ângulo privilegiado das montanhas e vinhas.
Como o World’s Best Vineyards definiu, a Zuccardi Valle de Uco é uma joia dos Andes, com uma das experiências “mais deslumbrantes do mundo” e um “conjunto memorável e perfeito”. As visitas devem ser reservadas com antecedência.
A Família Zuccardi possui outras vinícolas pela região de Mendoza, como a famosa unidade de Maipú, a Casa del Visitante. Além das atividades clássicas, os turistas podem percorrer os vinhedos de bicicleta, a bordo de carros antigos e até mesmo de balão. Por lá, também são oferecidas cursos de culinária, aulas de como fazer azeite de oliva e também de degustação.
Em 2020, quando a Zuccardi Valle de Uco foi eleita a melhor vinícola do mundo pela segunda vez, pedimos para os nossos seguidores no Instagram contarem como tinha sido a sua experiência na vinícola.