VAMOS FALAR SOBRE A CONSCIENTIZAÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS?
Para quem não sabe, no calendário médico, julho é o mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, um grupo de doenças que afetam milhões de pessoas no mundo todo. As hepatites virais causam a morte de cerca de 3.500 pessoas por dia em todo o mundo. A informação é do “Relatório Global sobre Hepatites de 2024”, divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) neste ano. Segundo a entidade, a doença é a segunda principal causa infecciosa de morte a nível mundial, com 1.3 milhões de mortes por ano, ficando atrás apenas da tuberculose.
AS PRINCIPAIS HEPATITES VIRAIS SÃO:
- Hepatite A: Transmitida por meio de alimentos e água contaminados. Pode ser prevenida com vacina e cuidados com a higiene.
- Hepatite B: Transmitida pelo contato com sangue ou fluidos corporais infectados. É uma infecção grave que pode se tornar crônica,
mas também é prevenida com vacina. - Hepatite C: Principalmente transmitida pelo contato com sangue contaminado. Muitas vezes se torna crônica e pode levar a sérios problemas hepáticos. Não há vacina, mas tratamentos eficazes estão disponíveis.
Durante o mês de julho, campanhas de conscientização são realizadas para informar a população sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais. Participar dessas campanhas e divulgar informações é essencial para combater essas doenças e promover a saúde pública.
Por NUTRICIONISTA LOUISE RODRIGUES / CRM 14592