Terreiro de matriz africana recebe ação de acolhimento e saúde
No último domingo, 10/9, a Prefeitura de Porto Seguro, através das Secretarias de Governo e de Saúde, promoveu uma iniciativa de atendimento gratuito de saúde no terreiro Ilê Airá Modé Ty Oyá Afefe Ase Ajaguna, em Coqueiro Alto, distrito de Trancoso.
A ação reuniu cerca de 50 pessoas, incluindo praticantes e adeptos da religião de matriz africana, bem como frequentadores e moradores das comunidades próximas ao terreiro. Os voluntários que se envolveram nesse serviço foram Ruben de Moraes Neto, médico clínico geral, Ademária Mendes Rodrigues, enfermeira, e Allan dos Santos Brito e Danilo Soares, representantes das comunidades tradicionais de Porto Seguro.
Os serviços oferecidos incluíram aferição da pressão arterial, distribuição de medicamentos básicos, preservativos, testes de glicemia e consultas médicas.
O programa, chamado PAPO – Projeto de Acolhimento aos Povos Originários, é uma iniciativa liderada pelo Secretário de Governo, Cláudio Soares, em parceria com a Superintendência da Atenção Básica e voluntários da área de saúde do município.
De acordo sim Cláudio Soares, Secretário de Governo “o objetivo é proporcionar maior atenção à comunidade, garantindo que todos tenham acesso aos serviços de saúde da nossa rede. Além disso, buscamos promover o diálogo sobre igualdade e quebrar os estereótipos que cercam os terreiros, desmitificando as religiões de matriz africana”, destacou.