4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

Tendências para a educação em 2023

Tendências para a educação em 2023

O fim do ano letivo não marca apenas um período de descanso para os alunos, professores e gestores. Ele também é um momento de preparação para o ano seguinte e claro, uma série de novidades começa a surgir.

A evolução da sociedade é gradativa, e é dever da educação evoluir junto dela, portanto as tendências para a educação tendem a se modificar e seguir fatores tecnológicos e sociais.

Adequar e acompanhar as tendências para a educação faz com que a Instituição mantenha a qualidade da gestão e do ensino.

5 tendências para a educação em 2023

Expectativas são criadas com a aproximação de um novo ano letivo. Portanto hoje viemos contar para você, leitor, quais serão as cinco tendências para a educação em 2023, e matar a curiosidade não só de professores e gestores, mas também dos alunos e pais.

Chegou a hora de, enfim, sabermos quais são as 5 tendências que vão ditar as discussões sobre educação no próximo ano. Vamos lá?

Projetos de Extensão

A Extensão é uma ação que promove interação entre a Instituição de Ensino e a sociedade em conjunto com ensino e pesquisa, e claro, vai além da sala de aula.

Além de proporcionar o contato com diferentes tipos de comunidade e estimular o desenvolvimento do aluno, os projetos de extensão aplicam conteúdos aprendidos em sala de aula na prática, e por isso tem um peso importante no currículo do estudante.

A possibilidade de conhecer realidades paralelas é outro ponto importante dos projetos de extensão, o que o torna uma tendência para a educação em 2023. O contato com diferentes setores da sociedade é valioso e significa que o aprendizado de princípios vai além das disciplinas ensinadas no cotidiano.

Além disso, alguns projetos contam com bolsas mensais para estudantes, funcionando como um incentivo ainda maior, auxiliando o dia a dia do estudante.

Recentemente, houve uma alteração na chamada “curricularização da extensão”, que prevê a obrigatoriedade de no mínimo 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária.

Saiba como organizar uma jornada acadêmica na sua Instituição de Ensino e atrair holofotes, engajar e motivar as equipes docente e discente.

Inteligência Artificial (IA)

Apontada como outra tendência para a educação em 2023, a Inteligência Artificial (IA) causa mudanças em diversas áreas, e claro, não seria diferente na educação.

Seguindo o avanço tecnológico, outras ferramentas que realizam atividades de forma inteligente serão utilizadas em ambiente escolar e entre as possibilidades, a IA pretende favorecer o acompanhamento do progresso e descobrir o padrão de aprendizagem dos alunos.

Dentre os diversos benefícios em Instituições que adotaram a IA, estão: a personalização do ensino, as possibilidades de inovação, a utilização de ferramentas que facilitam o aprendizado, a melhoria significativa da gestão pedagógica e a otimização do tempo dos professores.

Além do mais, a Inteligência Artificial pretende aprimorar a comunicação entre escola e família por meio de chatbots mais humanizados.

O futuro demanda uma educação cada vez mais humana, porém, a educação humanizada está diretamente ligada à necessidade de utilização da tecnologia para resolução de tarefas mecânicas, e uma delas, é a correção de redação por IA.

Para saber como funciona a correção de redação por inteligência artificial e permitir que os professores dediquem mais tempo a outras atividades, clique aqui.

Cultura Maker

Outra tendência para o futuro da educação é a cultura maker, que nada mais é do que a ideia do “Faça você mesmo”, um conceito em que qualquer pessoa dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento possa curar as suas próprias soluções para problemas cotidianos.

Em outras palavras, ela recorre à ideia de que todos podem criar, construir ou consertar objetos com as próprias mãos.

Quando despertamos uma mente curiosa e incentivamos a tomada de risco, colocamos o aluno no lugar de ser um criador o tempo todo, e nessa linha pedagógica, o estudante desenvolve habilidades como gerenciamento de tempo, de equipe e de entrega.

O que é mais positivo nessa teoria e a torna uma tendência para a educação em 2023 é que, se bem aplicada, ela consegue fazer o aluno entregar projetos que ainda não estão perfeitos enquanto ele continua aperfeiçoando seus conhecimentos.

Desenvolvimento de Soft Skills

As soft skills são um conjunto de habilidades e competências interpessoais relacionadas ao comportamento e à personalidade humana.

Tudo o que pode ser ensinado e avaliado também pode ser aprendido por uma máquina, mas as habilidades interpessoais não. Elas já são muito valorizadas hoje, e a tendência é que isso se acentue cada vez mais.

Um bom motivo para sua Instituição de Ensino incluir o desenvolvimento de soft skills são as exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que ressalta a importância de uma formação humana integral. Nas competências gerais, por exemplo, aparecem habilidades como: criatividade, comunicação, pensamento crítico, autonomia e mais.

Ao contrário das hard skills – conjunto de habilidades técnicas adquiridas por meio de formação tradicional e capacitação -, as soft skills na educação não podem ser simplesmente ensinadas, elas precisam ser vivenciadas e desenvolvidas por meio de convivência e experiências práticas.

Gestão escolar otimizada

É imprescindível otimizar o processo de gestão escolar pois, a classificação de documentos e de materiais aumenta a produtividade, reduz o retrabalho e os custos com papéis e impressões melhoram a qualidade de ensino.

Com os processos organizados e em ordem, os resultados acabam sendo positivos para toda a comunidade escolar, e isso é perceptível. Os gestores podem se concentrar no acompanhamento pedagógico e na resolução de conflitos do dia a dia.

As novas tecnologias são as principais aliadas dos professores na construção da educação do futuro, e um avanço possível é facilitar a vida na hora de corrigir provas. Dessa forma, professores e coordenação possuem mais tempo para dedicar-se a potencializar as práticas educativas.

 

Conclusão

Mesmo durante o período de férias, enquanto alunos e professores estão ausentes do ambiente escolar, a instituição não pode parar. Com certeza, esse é o momento ideal para pequenas reformas e deixar em dia as estruturas administrativas e financeiras.

A tecnologia é sua melhor aliada na gestão, portanto use a internet para a comunicação e adote um sistema de gestão eficiente que será capaz de otimizar significamente o processo.

Uma dica: comece a melhorar pelos seus processos avaliativos! Para isso, que tal contar com a Prova Fácil para facilitar a rotina dos professores, melhorar a experiência dos alunos e inserir definitivamente a sua escola no processo de transformação digital?

Milhares de Instituições de Ensino já aderiram! Venha você também e utilize 2023 para entrar em uma educação do futuro!