O PRIVILÉGIO EM CHEGAR AOS 84 ANOS DE IDADE

Por Isnard Vasconcelos
A pisocologia chama de ¨crise de meia idade ¨¨ em pessoas com idade avançada,mas devemos chamar de ¨crise privilegiada¨: o privilégio de nos reencontrarmos ,de ajustar rota com mais consciência e menos urgência ,de tirar da gaveta sonhos antigos ou,quem sabe ousar sonhar agora com mais liberdade ou menos medo . A idade avançada não é um fim ,é uma curva de aprendizado .É quando deixamos de correr atras da validação e passamos a emergir a pergunta:¨ ¨O que afinal me faz sentido agora ? ¨
Esta fase da vida nos convida , sim, à reinvenção ,e assim, vivermos com mais propósito e saúde emocional e a verdade é que quando aceitamos essa travessia de oportunidade – e não como ameaça – algo se abre dentro da gente. A pressa d á lugar a presença er, de repente ,percebemos que ainda há tempo,para mudar,recomeçar,dançar ,amar e vivermos de verdade.
E pensando ,bem ,graças a Deus e a nos mesmos ,chegou a hora de finalmente.
sermos o que deveríamos ter sido ! E que só não fomos antes porque sequer sabíamos às vezes . Apesar dos ventos e tempestades à nossa frente , a idade avançada nos dá uma base sólida,como a raíz de uma árvore que se afirma no solo.
Na idade avançada devemos trocar o piloto automático pela direção consciente.De entender que sucesso não é só que mostramos , mas aquilo que sustentamos em silêncio ,nossos vínculos,nossos valores ,nossas verdades .do aprendizado .É quando deixamos de correr atras da validação e passamos a buscar significado,É quando começamos a emergir a pergunta essencial : ¨O que afinal me faz sentido agora ? ¨
Esta fase da vida nos convida ,sim, a reinvenção , e assim , vivermos com mais propósito e saúde emocional
Desta maneira nos preparamos para passar o bastão da vida , quando por ELE formos chamados e3 segundo Romanos 12:14 : ¨Cada um de nós, prestará conta de sí perante a Deus ¨.