4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

NA REURB ELE LEVANTA A POEIRA DA BAHIA

NA  REURB  ELE LEVANTA A POEIRA DA BAHIA
Antônio  Carlos de Jesus  diariamente na REURB em Eunápolis desdobra-se  em   documentar imóveis, regularizando terrenos, lotes, casas, principalmente de pessoas mais humildes . Estamos falando do carinhosamente  aclamado como Poeira da Bahia que vem de uma infância sofrida e por isso, se lança como pré-candidato a vereador; carregando sua história como fonte de força e se vier a sentar-se em uma cadeira do legislativo eunapolitano, pretende lutar pela implantação de uma rede de creches infantis em todos os bairros de Eunápolis.
Aos 5 anos de idade o nosso “Poeira”,  pela separação de seus pais ( o pai  Antônio   Roxo  foi para Belém do Pará, e a mãe temerosa da  Malária permanecia na  Bahia), iniciava-se ali a saga  deste “Antônio Carlos” que em 1985 , Gilberto Gil abastecia seu  Fiat  Uno no Posto Vava e ao deparar-se com Antônio Carlos, lembrou de sua  música e  o batizou de Poeira. Nascia ali nosso personagem desta matéria jornalística, o POEIRA DA BAHIA
Adotado pela senhora Lenízia Gaspar,  a  ¨Dona Lenízia¨ como ele a chamava e através dela assumia funções residenciais tais como passar óleo de peroba nos móveis, limpar o terreno externo, enfim zelar pelas tarefas que  ¨dona Lenízia¨ apontava para seus serviços.
Mas mesmo sendo  adotado, “Poeira” não esqueceu a sua mãe biológica que lavava roupa, e ele as carregava em trouxas sob a sua cabeça e as moedas recebidas por este serviço, eram todas endereçadas a ajudar a sua mãe que o gerou.
 
Nesse momento da entrevista, o nosso  protagonista Poeira, cerra os olhos e como se tivesse entrado no túnel do tempo, relembra do  Expresso São Jorge, onde foi trocador pelas  bandas do Arraial D ´Ajuda e conheceu o saudoso “Baiano” que viera tanto a lhe ajudar. E aí foi parar  na  Loja de Artesanato que ao sair da mesma, recebeu como forma de pagamento uma grande quantidade de produtos artesanais, os quais doou-os a então Radio Jornal para sorteios. ¨Eu fazia 25 papeizinhos e sorteava um ouvinte ¨, murmura Poeira. E foi através destes sorteios que despertou no público em saber que era este tal “Poeira” ?
Poeira da Bahia. Como pré-candidato a vereador quer lutar por uma rede de creches na cidade
Já voltando a  abrir seus olhos, Poeira  enfatiza : ¨A partir daí, era um personagem conhecido pela população eunapolitana ¨.
E através deste elo, se tornou  articulador politico, fato que o levou  para Paulo Dapé e suas candidaturas a prefeito e deputado. Orgulhosamente diz : ¨Fui, sou e sempre serei dapezista ¨; disse  o articulador politico, como gosta também de ser assim apontado.
A  época criou a  Festa  Americana, com a rapaziada levando sucos e refrigerantes e as moçoilas responsáveis em levar os salgadinhos. Essa festa era o grande sucesso naquele tempo e ¨muitos casais de hoje, ali de conheceram ¨, diz garbosamente Poeira.
Poeira da Bahia, apelido dado por Gilberto Gil em 1985.
VIDA POLÍTICA
Em sua vida política, Poeira da Bahia relembra uma frase dita por Paulo Dapé, ¨Vamos à luta, sem luta não há vitória¨, e sustentado nesta teoria Poeira acredita na reeleição de Cordélia Torres, a quem ele atribui,  estar sendo a melhor prefeita da história de Eunápolis.
Hoje casado com dona Cleusa Borges, a quem Poeira muito emocionado diz : “Minha Cleusa, minha eterna namorada¨, e com  três filhos naturais, Alice ( 24 ), Vitor ( 23 ), Aliane ( 15) e um do coração, Gustavo, com 10  anos de idade.
Eis a história deste pré-candidato a vereador pela legenda do PRD e o sonho em levar para cada bairro de Eunápolis creches para crianças em tempo integral, com educação, alimentação e muito amor.
Por Isnard Vasconcelos