4º PODER - Credibilidade e Independência | CNPJ: 51.975.832/0001-64 | Rua 5 de Novembro, 300, Centro - Eunápolis/Bahia

MAS BAH TCHE

MAS BAH TCHE

Realizada  a abertura da Fenasoja em 2024 em comemoração  aos 100 anos da soja no Brasil

“Esta edição da feira demonstra a superação do produtor rural neste ano de tanta adversidade”, disse o vice-governador. (Foto: Joel Vargas/GVG)

 

Em clima de festa e comemoração, foi aberta oficialmente nesse sábado (30) a 24ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), realizada em Santa Rosa. O evento contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, secretários de Estado e de autoridades. Neste ano, a Fenasoja celebra os 100 anos do plantio comercial do grão no Brasil, que teve início no município de Santa de Rosa, conhecido como o berço nacional da soja, pela Lei Federal 14.349/2022. A feira é considerada o maior evento multissetorial do país, fomentando negócios, relacionamentos, conhecimentos e inovação. Traz uma vasta programação e ocorre até 8 de dezembro.

O vice-governador, que representou o governo do Estado na feira, comentou sobre os investimentos no Rio Grande do Sul e na região. “Esta edição da feira demonstra a superação do produtor rural neste ano de tanta adversidade e também a celebração dos 100 anos da soja no Brasil, que começou aqui em Santa Rosa, o berço da produção do grão. Naturalmente, o Estado está junto com essa força de trabalho, dessa cadeia produtiva do agro, que gera muito emprego e renda”, afirma.

Em ato histórico, familiares do pastor Albert Lehenbauer, que introduziu a soja no Brasil há 100 anos, desembarcaram na Fenasoja nea sexta-feira (29/11). Pastor Walter Lehenbauer, que é neto do pastor Albert, e sua família chegaram para uma série de atividades na feira, entre elas o encontro com descendentes de quatro famílias que receberam os grãos e introduziram nas lavouras: Bessel, Schwartz, Muller e Brakmann. O dia D das celebrações será nesta segunda-feira (2).

O presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano, citou que este gesto tão simples e abençoado do pastor de trazer dos Estados Unidos os grãos de soja para melhorar a vida das pessoas marca a história do berço da soja e o propósito de semear, colher e compartilhar. “Este legado do pastor nos ensina que mais importante do que semear e colher é partilhar, fazer o bem. E essa é a marca do voluntariado que faz da Fenasoja a maior feira multissetorial do Brasil. A produção da soja mudou o rumo da história do Brasil, mudou a vida dos brasileiros”, ressaltou.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta, para a safra 2024/2025, 166 milhões de toneladas no Brasil, o que representa um aumento de aproximadamente 12,4% em relação à safra anterior. De acordo com as projeções da Emater, o Rio Grande do Sul cultivará uma área de 6,81 milhões de hectares que deverá resultar numa produção de 21,65 milhões de toneladas de soja, com produtividade média de 3.179 kg/ha. Isso representa um aumento de 1,57% na área plantada, 18,59% na produção estimada e de 13,17% na produtividade esperada por hectare.

“A soja é a principal commodity de exportação do nosso Estado e, certamente, após três grandes estiagens e enchentes nos tiraram grande produtividade, mas estamos nos encaminhamos para uma boa safra e temos confiança. Sessenta e quatro por cento do plantio já está encaminhado”, ressaltou o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, que esteve ao lado do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

Assinatura

O vice-governador aproveitou o momento para assinar o atestado de viabilidade para a implantação de uma rua lateral, situada à margem da rodovia ERS-344, trecho da BRS-472 (para Cruzeiro) – acesso à Vila Cruzeiro, com extensão de 8,80 km. Esse era um pedido do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, que foi atendido pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

A Fenasoja 2024 começou na última sexta-feira (29) e segue até o dia 8 de dezembro, oferecendo uma ampla programação de shows, atividades culturais, gastronômicas, exposições e oportunidades de negócios. O evento promete atrair milhares de visitantes de todo o Estado e reafirma sua importância como uma das maiores feiras do Brasil.

UM CONCEITO CHAMADO FENASOJA
  A   Fenasoja é a maior agência de desenvolvimento ,gerando riqueza  e ativando cadeias de serviços e incentivando  investimentos nas mais diferentes áreas.
 EXPOFELICIDADE
Exposição Regional do Vale da   Felicidade em Portão  e  a união  com 20 municípios em um só objetivo,  desenvolver o turismo na região. O  evento acontece nos dias 3 e 4 de dezembro,
FARELO EM QUEDA
 Exportações gaúchas somam US$ 4,5 bilhões no terceiro trimestre de 2024.
No complexo soja, o farelo teve queda de 22,2  % ,em um total 362 milhões  de dólares,
ERECHIM  ORIENTA SOBRE MEDICAMENTOS
A  Prefeitura de Erechim, foi premiada pelo projeto Farmácia Vai à Escola ,que visa desenvolver atividades educativas  em ambiente  escolar  sobre o uso uso de medicamentos e descarte  correto  dos mesmos ,contribuindo para a conscientização sobre o tema .
VOLTA O APITO DO TREM
Trens dos Vales  voltarão em 2025, fortalecendo  o turismo integrado da região do Vale  Taquari.
UM CAMPO DE BOA ALIMENTAÇÃO
Com aquisição de alimentos da agricultura familiar ,Campo Bom  é a primeira cidade  gaúcha que, tem gestão positiva na Merenda Escolar que tem até muito cuidado com  crianças alérgicas  e restrições alimentares . 91 % de alunos da rede municipal aprovam a merenda oferecida pela Prefeitura de Campo Bom.
MERDA NO VENTILADOR
 Renato Gaúcho  insinuou que alguns jornalistas estariam  ¨agraciados” para  divulgar notas falsas, referindo-se  às especulações, para o seu cargo no Grêmio,
 Espera-se que Rebato dê nome aos bois.
PREFEITAÇO
Prefeito Zito Barbosa ( Barreiras ) depois de entregar a Escola Nepomuceno  Alves , agora   parte para
a construção da Escola no bairro Sombra da  Tarde
GAUCHADA TREMEU
O fenômeno causado  no dia 25, por características de ciclone  em Luís Eduardo Magalhães, que vinha em circulo das nuvens ao chão, deixou a gauchada mais perdida que cusco em procissão
BARREIRAS EM RÍTMO DE MOMO
Visando levar alegria aos foliões  do oeste baiano, a Prefeitura de Barreiras promoveu encontro com os  carnavalescos dos blocos, Netos de Momo, Bloco da Rôla, Zé Hermes e Filhos de Nina, para o Barreiras Folia no Carnaval Cultura no Centro Histórico.
CUIDADO  TCHÊ
A gauchada da zona rural que gosta de um banho nos riachos tem que ter cuidado com a esquistossomoses que atacou três machos que lavavam o lombo em Bezerra
As águas estão contaminadas com o tal do caramujo ¨
( Esta coluna Mas Bah Tchê circula pelo  site  4º Poder ,  nos municípios de Barreiras e Luís  Eduardo Magalhães, pelo jornalista ,Isnard Vasconcelos )