I Encontro de Turismo marca um novo tempo para Santa Cruz Cabrália
O auditório do Hotel Baía Cabrália ficou lotado na noite desta quarta-feira, 7, para o I Encontro de Turismo de Cabrália, que reuniu autoridades municipais, empresários do setor turístico, comerciantes e comunidade. O evento marca um novo tempo para o turismo da cidade, que agora passa a ter planejamento estratégico, plano de ação e nova logomarca.
Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Paulo César Magalhães, a gestão profissional do turismo é um marco histórico para Cabrália. “Estamos fazendo algo inédito, realizando o direcionamento estratégico com base no mapeamento da oferta e nas expectativas da comunidade, que participou ativamente da elaboração do plano através de oficinas e escutas coletivas”, explicou o secretário, agradecendo a confiança e participação do Prefeito Agnelo Santos em todo o projeto.
O trabalho, realizado em parceria com o Sebrae, trouxe dados relevantes, como o levantamento de 4 mil leitos na cidade, a origem dos turistas estrangeiros, sendo a maioria da Argentina, seguido por Alemanha e Estados Unidos. No âmbito nacional, a prevalência é de turistas baianos, depois os mineiros e paulistas.
O consultor do Sebrae, Rafael Braga, destacou que no setor de alimentação, 8 mil cadeiras foram mapeadas na cidade, sendo 63% delas em Coroa Vermelha. “Foi possível vermos oportunidades, como a falta de oferta de gastronomia à noite”, comentou. Ele explicou a metodologia do trabalho, onde o planejamento é dividido em infraestrutura, gestão estratégica, competitividade e inovação e acesso ao mercado.
Nova logomarca e palestra motivacional
Utilizando como base um cocar indígena estilizado, a nova logomarca turística de Cabrália foi apresentada como uma grande surpresa para os participantes, sendo composta por variações, de acordo com características de cada destinos, como Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio e Guaiú, podendo ser aplicada em diversas peças, tais como souvenirs, vestuários, objetos de presentes, espreguiçadeiras, bandeiras, sinalização etc.
Para fechar a noite tão especial, o palestrante nacional Erik Penna fez uma apresentação bastante recheada de informações, experiências, interativa e com pitadas de humor, baseada em técnicas de atendimento e estratégias de vendas, envolvendo todos os presentes e provocando muita interação com o público, que aprovou.
“Esse tipo de ação é de grande importância para o turismo da nossa cidade. Parabenizo a gestão pela iniciativa e estou saindo daqui muito feliz e com grandes ideias para meu negócio”, finalizou o empresário Dorival Reis, proprietário da Ilha do Sol.