Cristina Lacerda – Tipos de Deficiências
As deficiências físicas e, principalmente as intelectuais, tem sido minutos, horas, dias, meses e anos de meus estudos.
Em algum outro momento já falei sobre o número de 820 alunos matriculados na rede pública com alguma deficiência ou transtorno global de desenvolvimento, nesta nossa cidade.
O transtorno do espectro autismo pode apresentar os seguintes sinais: “Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos”.
Todavia o que vem a incomodar – me, assustar-me e entristecer-me é saber que ainda tem representantes do povo que não conhece esse lado de nossa sociedade, que convivem conosco nas escolas e, principalmente no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis – CAEEDE .
Não consigo acreditar que o espaço destinado ao atendimento de crianças e jovens, mantido pela Prefeitura, criado e instituido por lei, com profissionais especialistas nas áreas de atuação desse público alvo, não seja de conhecimento de todos.
Vivenciar e conviver com as famílias, as crianças e jovens com alguma deficiência naquele ambiente, tem contribuído para o meu crescimento intelectual, espiritual e humano, abrangendo esses crescimentos à todos que ali trabalham.
Entretanto, o que mais tem me assustado é o crescente número de uma deficiência conhecida como ” falta de caráter “. Essa deficiência traz tristeza, desesperança, pois, enquanto o autismo passa muitas vezes despercebido, essa deficiência é percebida, devido causar prejuízo, não apenas na intelectualidade da pessoa, mas também, porque fere sentimentos, através de mentiras, manipulações e não traz melhoria nenhuma à sociedade, pois, o seu agir não demonstra nenhuma sinceridade.
Dessa forma, se quisermos traçar um gráfico para comparar as deficiências, com certeza, ser autista causa em todos que o rodeia um sentimento de acolhimento e respeito; enquanto a “falta de caráter” causa em quem tem sentimento altruísta, repulsa, nojo.