Cristina Lacerda : Quem sabe faz a hora
Conheci Gabriel Saulo num momento de impasse e falta de entendimento por parte da Secretária de Educação da época, quanto a necessidade e valorização da educação especial, e, portanto o reconhecimento do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis- CAEEDE, como o pilar de apoio em terapias específicas para crianças com deficiência. Ao receber-me e ouvi-me, como subsecretário, foi listando as minhas queixas e olhando nos olhos dizendo o que de imediato poderia ser feito…
E uma pergunta foi a mais importante:
– Você já esteve com a Prefeita? Diante a minha negativa ele solicitou que isso teria que ser feito imediatamente…
Dois dias depois encontro-me com a Prefeita e tudo mudou. Quem conheceu o CAEEDE desde que ali alojamos há alguns anos, sabia das condições insustentáveis para qualquer servidor público ou particular, trabalhar. E começou as mudanças que não foram apenas a estrutura física, mas, o mais importante, a humana. O reconhecimento e a importância dos profissionais, o fazer valer o respeito à nós, como representantes legítimos da inclusão no processo educacional e o fazer valer para o respeito por parte de todos os parceiros da educação…
O professor Gabriel conduziu majestosamente a educação no momento dificílimo para qualquer gestor. Tímido e reservado, só aparentemente. Entendedor de educação, de gente, de respeito, uma parcela da educação não teve tempo necessário para conhecê-lo…
Conheço a história da educação de Eunápolis desde os idos 70. Assumi essa pasta algumas vezes e reitero que nunca aqui em nosso município, houve um secretário ou secretária que assumiu tão bem esse posto como Gabriel Saulo. Se eu tivesse a inteligência e o conhecimento que esse rapaz tem, com certeza, teria feito muito mais , pela educação.
O professor Gabriel continua no governo por ser um governo inteligente e que sabe quão importante é a presença dele no contexto administrativo, também. Na parede da Secretaria de Educação, onde ali estão postado as fotos de todos que passaram pela educação, o retrato de Gabriel Saulo ficará como o grande secretário de educação que Eunápolis já teve.
Representando o CAEEDE, agradecemos por todo o apoio de forma irrestrita que ele prestou a educação especial e inclusiva.
E sigamos…
Sigamos com fé e de braços abertos para todos que se juntarem à nós, por uma educação inclusiva com qualidade.
Que Deus nos abençoem!