Construindo uma Cidade Antirracista foi tema do Fórum de Igualdade Racial de Porto Seguro
O 1º Fórum de Igualdade Racial de Porto Seguro, ficará marcado na memória de quem esteve presente no auditório do IFBA, no último dia do mês em que celebramos o “Novembro Negro”.
O encontro foi promovido pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Assistencia Social e a Superintendência de Promoção de Igualdade Racial, que contou com a parceria do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial.
Representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, Indígenas da Aldeia Mirapé, movimentos sociais e do poder público participaram do fórum.
O tema “Construindo uma Cidade Antirracista”, foram propostas alternativas para o desenvolvimento da Política Municipal de Igualdade Racial, visando a superação das desigualdades étnico-raciais, tanto do ponto de vista social como cultural, além do combate ao racismo, à intolerância religiosa e à violação de direitos.
Para implementar as ações, o Fórum de Igualdade Racial buscou o diálogo entre gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade civil, entidades, coletivos e movimentos relacionados ao tema.
Incentivando a participação, a ideia era sensibilizar todos os setores da sociedade, estabelecendo metas e planos de ação, a fim de enfrentar os problemas ocasionados pelo racismo e pela desigualdade racial no município.
Além da cerimônia de abertura, houve apresentações culturais com artistas da região e palestras enaltecendo o conteúdo sobre o tema do fórum.