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Cristina Lacerda – Avião e Escola – Qual o significado para a comparação?

Cristina Lacerda – Avião e Escola – Qual o significado para a comparação?

Observando de minha casa um voo um pouco assustador de uma nave que sobrevoava Eunápolis, comecei a imaginar quão fantástica é ser piloto de um avião e pertencer a tudo que envolve esse meio de transporte… No entanto, aterrissei meus pensamentos para a minha nave, meu local de trabalho e a minha profissão e fiquei a imaginar e comparar aquela nave pequena a uma escola…
Ressalto que nesta minha comparação, não vi como foco principal o tamanho do avião e nem tampouco a escola, mas sim, como avião e a escola são os alicerces das vidas de seus tripulantes…
Viajo em meus pensamentos e o foco de minha viagem é o aprender para ser, por isso, não estranhem o meu convite para que venham fazer parte dessa viagem como tripulantes e deixem fluir a mais linda paisagem.
Portanto, vamos nós…
Nesta minha viagem e esse meu pensar, comecei a fazer as comparações mediante o corpo que as dirigem.
Se o Comandante é o Piloto responsável pela operação e segurança da aeronave, nós temos o nossos Diretores e Diretoras nas escolas. Se no avião existe o Co-Piloto que auxilia o comandante na operação da aeronave, em nossas escolas existe o Diretor (a) do Departamento Pedagógico.
Se na aeronave existe “mecânico de voo para auxiliar o comandante, encarregado da operação e controle de sistemas diversos conforme especificação dos manuais técnicos da aeronave”, na Escola existe o Secretário.
No avião faz-se necessário um navegador que é o “auxiliar do comandante, encarregado da navegação da aeronave quando a rota e o equipamento o exigirem, a critério do órgão competente do Ministério da Aeronáutica”, na Escola, essa função fica a critério da Secretaria Municipal de Educação, através do (a) Coordenador (a) Pedagógico.
Nestas comparações, vejo os Comissários de bordo que pensamos apenas servir os passageiros, e os comparo as nossas Cozinheiras, Auxiliares de Cozinha e as Merendeiras, que também tem uma responsabilidade enorme, pois o bem-estar de todos, depende delas.
As comparações são inúmeras, conforme nos inteiramos dessas engrenagens que faz tão bem , para seguirmos a viagem.
Mas o mais importante vem agora que é a comparação que faço entre passageiros e alunos…
Ao adentrar em um avião carregamos em nossa bagagem a fé que o Piloto ou Comandante nos guie pelas rotas traçadas com cuidado e nos aterrissem em terra firme, para desfrutarmos do que nos propomos, ao embarcamos.
Quanto aos alunos, ao adentrarem numa escola, rumo ao conhecimento, a viagem pode ser a de seus sonhos, mesmo com seus medos não falados, suas angústias não partilhadas e seus choros não vistos, mas confiam, têm esperanças de ser grandes, ricos, famosos e tantos outros sonhos que povoam suas cabeças…
Entretanto, falta aí o principal, e, com certeza, o principal condutor para o destino dessa viagem. Faltam nós… Nós, professores.
E com toda propriedade que me é peculiar para falar de mim, de minha profissão, comparo-nos ao inventor do avião e valorizo o espaço que ele usou, o lugar de aprendizagem que foi desenvolvida sua criatividade…
Nós, professores, somos o Santos Dumont do mundo atual. Criamos, arriscamos, e precisamos com sua ideia de criação, deixar legado, para que nunca subestimem nossa inteligência, nosso fazer, nosso ser.
Somos os criadores dos sonhos e esperança de todos que embarcam, trafegam e vivem a esperança de ser…
Ser humano.
Ser gente.
Somos todos, somos nós.
Somos Escola.